O que não te contaram sobre Dashboard

Dashboard: conheça os motivos pelos quais você precisa ter um

Fique por dentro dessa ferramenta que permite monitorar as informações e métricas da sua empresa.

Dashboard é um painel visual de controle de atividades que contém informações, métricas e indicadores da empresa.

Por meio dos dados apresentados neste painel, é possível planejar e implementar melhorias nos processos, corrigir falhas e pensar novas estratégias relevantes para alcançar os objetivos determinados.

Por que usar dashboard na sua empresa?

Essa ferramenta permite dinamizar o trabalho de gestão de um negócio, substituindo as planilhas e relatórios por informações mais claras e objetivas, apresentadas de maneira visual para agilizar o processo de análise dos dados mensurados.

Ou seja, com o Dashboard, é possível escolher as informações verdadeiramente relevantes em uma única tela para o momento que a sua empresa está vivendo. Tudo isso com atualizações em tempo real e automático, sem a necessidade de terceiros para esse monitoramento.

 

Conheça os 3 tipos de dashboards mais comuns:

1. Dashboard Operacional

Estes geralmente apresentam métricas referentes às operações da empresa. Portanto, precisam ser acompanhadas por gestores e analistas para analisar o bom desempenho dos processos organizacionais. Dessa forma, é possível identificar e corrigir os erros nos processos empresariais a partir dos indicadores desse tipo de dashboard.

 

2. Dashboard Tático

Os dashboards táticos focam no alcance dos objetivos em médio prazo.
Neste dashboard é possível conferir indicadores importantes de performance, os KPIs. Dessa forma, ele é crucial na hora de avaliar os resultados da empresa, assim como seus erros e falhas, possibilitando uma completa e fácil visualização, a fim de que se possa trabalhar com exatidão em cima dos pontos a serem melhorados pelos gestores. Logo, o seu uso faz com que as tomadas de decisão sejam mais acertadas em médio prazo.

 

3. Dashboard Estratégico

Este dashboard apresenta KPIs relevantes para a validação da estratégia. Dessa forma, é possível analisar a performance do negócio nos períodos anteriores para usar como parâmetro as próximas mensurações.

Uma boa gestão de empresa precisa de clareza e estratégia, então nada melhor que o dashboard para facilitar a visualização do negócio e fazer com que a equipe tome as melhores decisões para o negócio em curto, médio e longo prazos!

Já tem um dashboard implementado na sua empresa? Se ainda não, já está mais do que na hora de dar esse próximo passo! Conte com a Fluxxo para elaborar o seu primeiro painel e traçar a melhor estratégia para o seu negócio.

 

Por: Nathalia Maneiro e Ana Nóbrega.

compartilhe!