Como esta estratégia pode impactar a sua empresa
Já ouviu falar de employer branding? De uma forma mais direta, employer branding nada mais é do que estratégias que visam a investir na construção e na manutenção de uma imagem positiva da empresa para os colaboradores. Isto é, torná-la um ambiente atrativo e desejável para se estar!
Imagina só fazer parte de uma empresa em que muitas pessoas sonham em trabalhar?
A percepção de que a empresa é uma excelente opção como marca empregadora impacta, inclusive, na seleção e retenção de profissionais disputados pelo mercado, que almejam fazer carreira nessas empresas.
Portanto, antes de engajar e conquistar consumidores – os tais clientes finais -, é preciso, em primeiro lugar, conquistar os colaboradores, engajando-os com as propostas de missão, visão e valores da empresa. Quando você possui funcionários que amam fazer parte da equipe e que estão alinhados com os ideais, consequentemente, a marca ganha defensores e fãs, que transmitem essa imagem positiva para outras pessoas.
Qual a importância do employer branding?
A partir do momento em que uma empresa reúne funcionários apaixonados e que vestem verdadeiramente a camisa do time, ela passa a ter pessoas comprometidas com os seus objetivos e qualidades, o que corrobora para intensificar a sua imagem positiva no mercado.
Além disso, colaboradores motivados possuem um maior e mais qualificado nível de produtividade. Afinal, funcionários que possuem orgulho de pertencer a determinada empresa e se sentem satisfeitos com o trabalho acabam ficando mais empenhados e motivados a entregar os melhores resultados, focando em atender às expectativas do empregador.
Não menos importante, empresas que possuem uma boa reputação no mercado empregatício possuem mais facilidade nas negociações e contratações de pessoas qualificadas e que atendem melhor às exigências do mercado. Consequentemente, há uma redução do tempo e dos custos investidos nos processos criados para tais seleções.
Quais são as melhores estratégias de employer branding?
- Planejamento
É necessário definir o que deve ser feito em curto, médio e longo prazo. Sempre considerando os recursos disponíveis, cronograma e indicadores de resultados para avaliar a efetividade das ações das estratégias. - Análise do cenário atual
Faça um levantamento da percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho. Esses resultados servem de base para todos os outros passos que você pretende dar para tornar a empresa uma referência de bom lugar para se trabalhar. - Ofereça experiências
Depois de definir o público-alvo, estabeleça atrativos que se alinhem ao que eles desejam vivenciar em um trabalho.
O employer branding também impacta na imagem da empresa no mercado. Por exemplo, uma marca que se destaca entre seus funcionários pode ser reconhecida através de um certificado que agrega uma percepção positiva entre parceiros, como é o caso do Great Place to Work, certificado que algumas empresas conquistam e que serve para evidenciar que se trata de um ambiente amigável, saudável e positivo para se trabalhar.
Você já conhecia essa estratégia?
Coloque em prática e confira o que ela pode fazer pela sua empresa!
Por: Gisele Duarte, Nathalia Maneiro e Ana Nobrega.